Praia, rio e cidade.
Tradição, gastronomia e arte.
A colorida Aveiro tem isso tudo, e um pouquinho mais!
Aveiro é um distrito português situado na região central do país. Talvez você já tenha ouvido falar dela como a Veneza Portuguesa, certo? Bom, acho que não é pra tanto, mas seus canais são mesmo carregados de muita beleza e charme!
A população Aveirense, segundo contam os locais, era dividida entre Ceboleiros, habitantes da parte de cima da cidade, e Cagaréus, os da parte de baixo, ligados às atividades de pesca.
A primeira coisa que se nota na cidade são os tradicionais barquinhos, chamados de moliceiros! Eles tem esse nome pois sua função original era levar seus tripulantes para colher os moliços, plantas aquáticas semelhante às algas. São característicos por sua elegante proa e pelas pinturas carregadas de humor (geralmente engraçadas, às vezes um pouco sem noção). Hoje os moliceiros são usados para passeios turísticos pela Ria de Aveiro e pelos canais urbanos.
Também é bem agradável andar a pé pelos canais, passando por pontos interessantes como a Ponte dos Laços, cheia de fitinhas e cadeados de casais apaixonados, e a antiga fábrica de cerâmica Jeronymo Pereira Campos, maravilhoso prédio em estilo industrial que hoje abriga um centro cultural e de congressos.
Passeando pelas ruas de Aveiro vemos alguns prédios de azulejos portugueses, é claro, mas também muitas construções em estilo art nouveau, o que não é tão comum em outras regiões de Portugal. Um desses magníficos edifícios é o Museu de Arte Nova, que não tive tempo de conhecer, mas só pela arquitetura já dá pra ver que vale a pena!
Ainda sobre a veia artística de Aveiro, é uma região muito famosa pelas cerâmicas, sendo a Vista Alegre uma das marcas mais conhecidas e prestigiadas de Portugal! É possível fazer uma visita às dependências da empresa, que fica em Ílhavo.
Aveiro é tão famosa pela cerâmica que recebe a cada dois anos a Bienal de Cerâmica!
E se a cidade já é um encanto, mais ainda é seu litoral! Costa Nova é um dos mais charmosos balneários da região, e muito procurado por quem quer praia e sossego! Sua marca registrada são os Palheiros, casinhas de madeira listradas, cada uma de uma cor. É tanta fofura que nem parece real.
Mas essas casas, hoje pousadas ou residências de veraneio, vieram de uma origem bem simples! Como ficam localizados entre a ria e o mar, eram na verdade espaços usados pelos pescadores para guardar seus materiais de trabalho.
E assim como em todas as outras regiões de Portugal, a culinária também se sobressai aqui! Peixes e frutos do mar são muito apreciados, já que se trata de uma cidade costeira. Mas nada é tão célebre quanto os famosos Ovos Moles de Aveiro! Os docinhos (bem docinhos mesmo) são vendidos em formatos diferentes e fazem sucesso entre turistas e portugueses!
A pesca aliás, é a alma dessa região! Aveiro teve um papel primordial na história da pesca do bacalhau na “Terra Nova” (e bacalhau em Portugal é assunto seríssimo). Hoje esse e outros temas são abordados no Museu Marítimo de Ílhavo.
De uns anos pra cá Aveiro também vem se tornando muito famosa por suas salinas, que hoje além de servirem para extração do sal, como sempre foi, também recebem turistas para banhos de sal e lama com propriedades terapêuticas nos recentes spas abertos na região.
Ah, e se tiver sorte pode até ver alguns exemplares de flamingos brancos e cor-de-rosa pelas águas da Ria de Aveiro!
Tive o prazer de conhecer um pouquinho dessa região com a Touch Portugal e agradeço muito toda a atenção e paixão da equipe em me mostrar esse cantinho tão especial de Portugal!
O Quero ir Lá agora é um parceiro Booking.com, então quando você faz sua reserva aqui, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 🙂 Aproveite para encontrar aqui seu hotel!