Brela e Baska Voda são duas pequenas cidades vizinhas no Sul da Croácia que escondem praias verdadeiramente paradisíacas, banhadas pela imensidão azul do mar adriático!
Não há muito o que fazer em Brela, seu cartão postal é uma ilhota de pedra com árvores no meio do mar que, apesar de bonita, é mais impactante no Google Images do que ao vivo. Mas há calmaria, simpatia sincera e cenários que fazem meu coração palpitar até hoje.
AVISO: É melhor não ver as fotos deste post se você estiver dentro do escritório num dia cinzento! 😉
Uma viagem pelas deslumbrantes paisagens da Croácia
Split, uma cidade dentro de um palácio!
Lagos de Plitvice, um dos melhores motivos para ir a Croácia!
Depois de passar pelas paisagens mais lindas das estradas croatas (fizemos praticamente a costa toda nessa viagem), chegamos em Baska Voda. Ficamos hospedados na House Bilic, em um estúdio super aconchegante e espaçoso. Aliás, entrando na cidade já era possível sentir o clima de aconchego que pairava por lá.
A mulher que veio nos receber era de uma simpatia extrema, deixou uma cestinha com bananas e ainda se ofereceu para lavar nossas roupas. Muito amor, muita simpatia!
Foi um dia totalmente relax (o único, em uma intensa programação de 30 dias e quase 10 cidades) e foi maravilhoso! As vezes tão bom quanto um dia cheio de novidades e cultura é parar e simplesmente andar a toa, sentar nas pedras, ouvir o mar… Naquele momento não havia nenhum outro lugar onde eu queria estar que não fosse aquele!
Caminhamos um pouco pela beira-mar, passamos pelo modesto porto e pelo centrinho. Andando pelas poucas ruas da cidade vimos muitos carros modelo Renault 4, comuns na era comunista, antes de a antiga Iugoslávia se desmembrar em países separados, sendo um deles a Croácia.
Antes do pôr-do-sol pegamos o carro para ir até Brela e ver a tal pedra! Parece até mentira de tão poética a paisagem que íamos tendo no caminho, as casas sob as gigantes montanhas com seus topos encobertos por nuvens. O visual do sol se pondo foi espetacular (aliás, a Croácia está lá em cima na minha lista de pores-do-sol maravilhosos)!
Voltando para Baska Voda, já de noite, observamos um caixa eletrônico no meio do “calçadão”. É engraçado para nós, brasileiros sempre preocupados com segurança, a ideia de tirar dinheiro assim, tão “abertamente”… é outro modo de viver!
Terminamos nosso day-off da viagem do melhor jeito possível, com um copo de cerveja e os melhores cogumelos-recheados-de-queijo-sobre-arroz do mundo! (não faço ideia do nome desse prato e também nunca mais achei igual em outro lugar, mas era divino). O Dan foi de carne de porco com fritas, bem tradicional por lá.
E assim foi um dia pacato, numa cidade pequena e totalmente desconhecida do qual não vamos nos esquecer jamais.
Essa viagem foi feita em Abril de 2012, quando a Croácia ainda não estava na moda, então pegamos os lugares todos bem vazios. Imagino que hoje já não seja bem assim, especialmente no verão.
O Quero ir Lá agora é um parceiro Booking.com, então quando você faz sua reserva aqui, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 🙂 Aproveite para encontrar aqui seu hotel!
Booking.com