Notícia importante para os viajantes brasileiros, a polícia federal divulgou as mudanças sobre o novo passaporte eletrônico nacional que passa a ser emitido a partir do dia 06 de julho de 2015.
A principal alteração é a validade. O novo passaporte brasileiro passará a valer por 10 anos, o dobro do antigo, se adequando assim a padrões usados na Europa e Estados Unidos por exemplo. Para menores de 18 anos a validade será definida conforme a idade, de acordo com esta tabela tirada do site da Polícia Federal.
Além da novidade no design da capa, que agora no lugar do brasão da república apresenta uma imagem estilizada do Cruzeiro do Sul, o novo passaporte conta agora com vários itens de segurança e medidas para agilizar o processo em viagens de crianças desacompanhadas ou acompanhadas apenas por um dos pais (medidas não obrigatórias, os pais podem manter o processo de autorização tradicional se preferirem).
Com essas mudanças o Brasil passa a fazer parte do Public Key Directory (PKD), o Diretório de Chaves Públicas da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), isso significa que possivelmente os processos de entrada em outros países se torne mais rápido.
O novo passaporte passa a custar R$ 257,25. O valor aumentou consideravelmente, embora proporcionalmente tenha ficado mais barato, já que o prazo dobrou.
Quem tem o passaporte antigo poderá usá-lo normalmente até a data de vencimento, lembrando que não existe mais renovação, quando o passaporte expirar é necessário solicitar um novo (é recomendável fazer a requisição para o novo modelo até 6 meses antes do vencimento pois alguns países exigem essa margem de segurança).
Para mais informações a respeito do novo passaporte brasileiro acesse o site da polícia federal.
Leia também: Como entrar nos EUA com passaporte europeu
O Quero ir Lá agora é um parceiro Booking.com, então quando você faz sua reserva aqui, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 🙂 Aproveite para encontrar aqui seu hotel!
Booking.com