5 Livros para inspirar viagens

Viajar está no topo da lista de coisas que mais amo fazer na vida, mas ler não fica muito atrás, está ali no Top 5! Gosto particularmente de leituras que me levem para algum cenário fascinante, seja ele real ou não, urbano ou paradisíaco, atual ou histórico…

Por isso resolvi criar essa lista com 5 livros inspiradores pra quem também ama viajar. Boa leitura!

livrosdeviagem

1. Cem dias entre céu e mar | Amyr Klink

Acabei de ler esse e fiquei encantada! Como não sou uma grande fã de navegação e afins, relutei por um bom tempo em pegar algum dos livros dele pra ler, mas assim que dei uma chance, devorei-o em menos de 2 semanas! Amyr Klink é um navegador brasileiro com diversas viagens inusitadas no currículo, neste livro ele conta de forma leve e envolvente sua façanha de atravessar o Atlântico a bordo de um pequeno barco a remo apelidado de “lâmpada flutuante”. Desde sua partida, de um pequeno porto em Lüderitz, na África até a chegada na Praia da Espera no litoral Baiano, ele passa com muito profissionalismo por situações tensas e maravilhosas, sempre acompanhado por peixes, tartarugas, baleias e os temidos tubarões.

2. O código Gaudi | Esteban Martín e Andreu Carranza

O nome não é só uma coincidência, O código Gaudí é totalmente inspirado no estilo de O código Da Vinci, romance de Dan Brown. Ou seja, há um mistério a ser desvendado e para isso a personagem María é orientada por seu avô, que foi aprendiz de Antonio Gaudí, a seguir pistas deixadas nas obras do fabuloso arquiteto catalão. Ler a obra depois de ter visitado Barcelona é ainda mais interessante pois os cenários ganham imagens reais. É o tipo de livro que instiga diversas buscas pra saber até onde as surpreendentes passagens fazem parte da realidade ou da ficção!




3. Ruínas do tempo | Jess Walter

Esse livro me conquistou por relatar as lindas paisagens da Cinque Terre, pequena e colorida região no litoral italiano que sonho em conhecer! A história começa em 1962, com a aparição de uma jovem atriz na pequena e inóspita Porto Vergogna, vilarejo inventado pelo autor e inserido no mapa perto de Riomaggiore (descoberta que fiz depois de um certo tempo pesquisando se a cidade existia mesmo ou se era inventada). Lá ela conhece Pasquale Tursi, dono de uma pousada familiar às moscas e a partir daí a vida dos dois e dos demais personagens vão sendo amarradas em idas e vindas no tempo até os dias atuais.

4. Comer, rezar, amar | Elizabeth Gilbert

Não tinha como deixar esse clássico de fora, o livro contando a experiência real da autora em uma viagem física e espiritual já foi lido por milhares de pessoas e divide opiniões. Eu particularmente gostei muito, talvez tenha sido aquela história de ler a coisa certa no momento certo, quando li e assisti o filme (que também é lindo), estava num processo de repensar minha vida, e como ainda não terminei esse processo, continuo achando o livro extraordinário. Liz Gilbert parte para uma viagem de um ano que começa em Roma, onde ela aprende a ter prazer com coisas simples como a arte do dolce fare niente e com experiências culinárias. Nos dois destinos seguintes, Índia e Bali, ela tem experiências espirituais, aprende a meditar e se apaixona por um brasileiro. Com muito humor e cenários deliciosos, esse é daqueles livros pra ler em poucos dias e refletir sobre a felicidade.

5. Mil dias em Veneza | Marlena de Blasi

Um conto de fadas verídico e alimentado por receitas incríveis, essa é a história da autora que é chef de cozinha e crítica gastronômica. Quando conheceu Veneza, a pequena e apaixonante cidade da Itália, se apaixonou perdidamente e passou a viajar pra lá uma vez por ano, em uma dessas visitas encontrou o homem por quem também se apaixonou e com quem casou para ter o começo de uma vida juntos na cidade. E no fim do livro ela deixa, além de um gostinho de quero-mais, todas as receitas que menciona em algum momento da história.

E você, já leu algum deles? Tem outras indicações imperdíveis para inspirar novas viagens? Deixe aqui nos comentários! =)

O Quero ir Lá agora é um parceiro Booking.com, então quando você faz sua reserva aqui, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! 🙂 Aproveite para encontrar aqui seu hotel!



Booking.com